NBR 13897 e NBR 13898: evolução das normas de dutos corrugados no mercado elétrico nacional

NBR 13897 e NBR 13898: evolução das normas de dutos corrugados no mercado elétrico nacional

As normas NBR 13897 e NBR 13898 regem características técnicas de dutos corrugados helicoidais a serem instalados em obras metro ferroviárias. Isso está escrito nos títulos dessas normas. Na época em que foram aprovadas, o metrô estava em franca expansão e, na ausência de qualquer tipo de norma para dutos corrugados, aprovaram-se as normas citadas às pressas.

Aprovadas no ano de 1997, essas normas foram elaboradas em uma época em que havia, apenas, um único fabricante de dutos corrugados no mercado de instalações elétricas subterrâneas no Brasil. Por essa razão, os requisitos técnicos exigidos nesses documentos são, exatamente, as características técnicas do produto do referido fabricante.

Dutos corrugados são produtos utilizados em todo o mundo. A norma europeia para esse produto é a IEC 61386. Infelizmente, as normas brasileiras NBR 13897 e NBR 13898 são completamente diferentes das normas consagradas em todo o mundo. Carente de alternativas, o mercado nacional dependia de um produto único, caro, difícil de instalar e regido por uma norma simplificada e básica demais para a utilização verdadeira do produto: redes subterrâneas de energia, e não apenas instalações metro ferroviárias.

Fundada no ano 2000, a Peveduto iniciou suas atividades posteriormente à aprovação das normas NBR 13897 e NBR 13898. Os dutos Peveduto foram projetados para atender a norma IEC 61386, a qual não era reconhecida no mercado nacional. Dessa forma, quando, em 2003, a ABNT iniciou trabalhos para aprovação de uma nova norma para o mercado de dutos corrugados no Brasil, a Peveduto, as concessionárias de energia e o mercado elétrico em geral viram a iniciativa com muito bons olhos. As concessionárias de energia, sempre obrigadas a comprar o produto de um único fabricante, passariam a ter opções melhores, disponíveis no mercado com preço justo e qualidade adequada.

A Peveduto participou assiduamente dos trabalhos de elaboração da nova norma, que veio à luz em 2009. Durante vários anos, nossos técnicos estiveram presentes nos debates e trouxeram contribuições importantes para a elaboração do texto que veio a ser a NBR 15715. O laboratório da Peveduto foi inteiramente mobilizado no sentido de produzir os melhores parâmetros técnicos a serem exigidos na norma.

Felicitamos a ABNT por aprovar, finalmente, uma norma bastante mais exigente que as obsoletas NBR 13897 e NBR 13898. Graças ao empenho de fabricantes e de consumidores em geral, a NBR 15715 contempla o ensaio de OIT (índice de oxidação induzida), resistência à compressão e ao impacto em níveis adequados, ensaio de estanqueidade, entre outros que não constavam nas NBR 13897 e NBR 13898. Tudo isso permitiu a aprovação de uma norma exigente, porém democrática, porque adequada às exigências dos clientes e às possibilidades de todos os fabricantes. O mercado de energia no Brasil ganhou muito com a norma NBR 15715, e a Peveduto se orgulha da sua importante participação.

Após a aprovação da norma NBR 15715, a Peveduto lançou o produto Peveduto HD (heavy duty), o qual foi dimensionado de acordo com as exigências da nova norma. O produto original da Peveduto foi rebatizado como Peveduto EN (european norm). Dessa forma, a Peveduto oferece aos seus clientes produtos que atendem a norma NBR 15715 e, também, produtos que atendem as exigências da IEC 61386. Embora baseada na IEC, a NBR 15715 contempla mais requisitos técnicos, de modo que o Peveduto HD difere do Peveduto EN pela robustez e pela exigibilidade de qualidades químicas ausentes na congênere internacional. Com o lançamento do Peveduto HD, concessionárias de todo o Brasil homologaram o novo produto e passaram a dispor de mais opções quando o assunto é duto corrugado de excelente qualidade.

Importante ressaltar que data de 2008, também, a certificação do sistema de gestão da qualidade da Peveduto. O instituto Falcão Bauer foi eleito para auditar o sistema. O sucesso da certificação foi repetido nas auditorias seguintes, e, atualmente, a Peveduto, depois de tantos anos de experiência, alcançou um patamar de excelência inquestionável na fabricação e na comercialização de dutos e de tubos de PEAD.