Termoplástico: o que é e para que serve?

Termoplástico: o que é e para que serve?

De maneira resumida, um material termoplástico é aquele que tem forma endurecida quando está frio e quando submetido a alta temperatura, toma forma líquida.

Os termoplásticos podem ser submetidos ao processo de aquecimento e fusão diversas vezes, portanto tem como vantagem a possibilidade de serem remoldados e reciclados facilmente.

A partir de termoplásticos como polietileno (PE), polipropileno (PP), cloreto de vinila (PVC), poliestireno (PS), etileno acetato de vinila (EVA), poliuretano (PV), entre outros, podem ser produzidos materiais como CD’s, copos plásticos, caixas de DVD, aparelhos de barbear, mangueiras, tubos e dutos flexíveis, brinquedos infláveis, luvas cirúrgicas, fios elétricos, pranchas de surf, cintos e diversos outros produtos utilizados no dia-a-dia.

Como composição, os termoplásticos apresentam ligações lineares que formam polímeros. De maneira geral, sua sensibilidade ao calor e seus componentes químicos fazem com que sejam facilmente manipulados e transformados em produtos rígidos ou flexíveis, conforme a intenção do que se pretende moldar. Portanto, a intensidade de calor sobreposta à matéria é quem irá determinar a forma que o produto terá.