Doria anuncia acordo para enterrar 52 km de fios e remover postes em SP

Doria anuncia acordo para enterrar 52 km de fios e remover postes em SP

Tucano anunciou iniciativa pelo Twitter. Novo programa da Prefeitura vai começar por ruas do Centro.

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na segunda-feira (14) via Twitter que fechou um acordo com a AES Eletropaulo e empresas de telefonia e internet para o enterramento de 52 km de fios da capital. Com a ação, batizada de Cidade Linda Redes Aéreas, mais de 2 mil postes devem ser removidos das ruas.

“Mais uma promessa de campanha que estamos efetivando. Firmamos acordo para enterramento de 52 km de fios na cidade, dando início ao programa Cidade Linda Redes Aéreas. Mais uma prova de que com diálogo e persistência, boas iniciativas deixam o campo da disputa jurídica e passam a se tornar uma realidade. Este é só o começo, a nossa meta é ainda maior”, disse o tucano na rede social.

Nesta primeira etapa, o novo programa da Prefeitura promete desaparecer com a fiação dos postes de 117 ruas da região central da cidade. Os trabalhos devem ser concluídos até julho do ano que vem. Entre os bairros beneficiados estão Bom Retiro, Santa Cecília, Bela Vista, República, Brás, Consolação e Jardim Paulista.

A ideia é começar pelo Centro em uma primeira fase para depois ir expandindo para outras regiões da cidade.

A Prefeitura ainda não tem um plano de obras, só adiantou que os custos vão ser bancados pelas empresas de telefonia, internet e TV a cabo. A associação que representa essas empresas também não sabe dizer quanto vai gastar. O secretário de obras, Marcos Penido, informou que ainda não tem nada definido, mas que as áreas mais afastadas do centro também vão entrar nesse planejamento.

“A gente começa pelo Centro, porque 17% dos empregos estão na região da Sé”, disse Penido.

fiação urbana

Fiação nos postes em São Paulo começará a ser reduzida, segundo gestão Doria (Foto: Bruno Rocha/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Mais uma vez, segundo a gestão tucana, a iniciativa não terá custo algum para os cofres públicos. Eletropaulo e empresas de telefonia e internet ficarão encarregadas de bancar as obras.

De acordo com a Eletropaulo, os serviços começarão pelo Centro da capital porque, nessas áreas, os fios de energia já são subterrâneos e as empresas de telefonia e internet utilizarão o mesmo espaço debaixo da terra para passar seus respectivos cabeamentos.

Doria diz que a “meta é ainda maior” porque pretende enterrar uma média de 100 km de fios de transmissão por ano. Segundo o secretário municipal de Serviços e Obras, Marcos Penido, ainda não há, no entanto, um prazo para que o programa seja estendido a outras áreas da capital. “Ainda não podemos estar divulgando porque existem questões técnicas e do dia a dia da cidade”, justificou.

Fios subterrâneos em SP

Fontes: G1 – Globo.com