Distribuição de energia elétrica no Brasil: como acontece?
Segundo o site do governo brasileiro, o sistema de distribuição de energia elétrica no país é regido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), cujo regulamento é orientado pelo Congresso Nacional e pelo Executivo Federal. Essa regulamentação estabelece disciplinas, condições, responsabilidades e penalidades relacionadas a qualquer operação relativa à energia elétrica, determinando assim, critérios e indicadores de qualidade para todos os envolvidos no processo, consumidores, produtores, distribuidores, etc.
Atualmente, as distribuidoras de energia são independentes e caracterizam a ligação entre a população e o setor elétrico através do suprimento de energia elétrica que recebem das companhias de transmissão do país.
A energia elétrica no Brasil é compartilhada de uma determinada empresa de distribuição para os consumidores que estão conectados a sua rede elétrica. Esta rede elétrica pode ser de tipo aérea, sustentada por postes, ou subterrânea, sustentada por dutos instalados no subsolo.
O sistema de distribuição de energia é feito através de cabos elétricos, que podem ser de alta, média e baixa tensão. A linha de média tensão é mais comum ser vista nas ruas e avenidas das grandes cidades.
Existem inúmeras vantagens na construção e instalação da rede elétrica de forma subterrânea, dentre elas, a diminuição da poluição visual causada pela exposição dos cabos e postes nas ruas, além disso, as construtoras que optam por esse tipo de instalação, maximizam o valor dos imóveis da região.
A Peveduto oferece soluções para a instalação subterrânea de rede elétrica através de dutos corrugados para proteção dos cabos: Peveduto HD SW (parede simples) e o Peveduto HD DW (parede dupla). Esses dutos são fabricados conforme NBR 15715 e são homologados na maior parte de concessionárias de energia do Brasil.