Dutos Corrugados na Infraestrutura de Usinas Eólicas: Depoimento de Especialista

Dutos Corrugados na Infraestrutura de Usinas Eólicas: Depoimento de Especialista

A energia eólica representa, atualmente, cerca de 6% da energia produzida no país¹. Esta energia é renovável e provem da força dos ventos captada pelas hélices das torres eólicas.

No processo de energia eólica, os dutos corrugados Peveduto HD e Peveduto EN são muito utilizados.

Para falar sobre a aplicação destes produtos em usinas eólicas, a Peveduto conversou com o Engenheiro Max Lany, especializado em obras de implantação de parques eólicos, para esclarecer o assunto.

Segundo o Engenheiro Max, na obra civil de um parque eólico, os dutos corrugados são instalados dentro da vala de concreto. Eventualmente, podem ser instalados nas demais ligações entre as bases da torre e a subestação unitária e também na própria rede de média tensão.

A rede de média tensão pode ser enterrada ou aérea, dependendo do projeto. Quando a solução for enterrada, utilizam-se os dutos corrugados para proteção dos cabos elétricos. Quando for aérea, os dutos são enterrados até o ponto de saída, para elevar a energia ao poste e para a rede de distribuição.

Para garantir que os dutos tenham resistência necessária para não sofrerem deformação e para que não ocorra fechamento com perda de sessão, é indispensável a utilização de dutos normatizados na obra. Os dutos corrugados da linha Peveduto são produzidos de acordo com as normas mais rigorosas do mercado nacional e internacional.

De acordo com o Engenheiro, em usinas eólicas geralmente são aplicados dutos com no mínimo 100mm de diâmetro, mas a escolha varia de acordo com a intenção de cada projeto.

A Peveduto é pioneira na aplicação de dutos corrugados em parques eólicos, fato este que pode ser constatado através da associação com a ABEEólica, sendo, a Peveduto, a única fabricante de dutos corrugados a ser associada à esta empresa, que é a maior associação de redes eólicas do Brasil.

¹Fonte:https://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2016/09/energia-eolica-tem-media-diaria-recorde-no-sul-e-nordeste-do-pais


Max

A Peveduto agradece a participação do Engenheiro Max Lany, o compartilhamento de sua experiência é muito importante para nós! A Peveduto se orgulha pelos cinco anos de parceria com a Cortez Engenharia, agradecemos a preferência e a confiança em nosso trabalho.