Infraestrutura elétrica: devo usar tubo liso ou corrugado de PEAD?
Diversos compradores de materiais para obras têm dúvida quanto ao tipo de parede do tubo utilizado para infraestrutura elétrica. Afinal, quando devem ser utilizados tubos lisos? E quando os dutos corrugados devem ser aplicados?
De maneira geral, cabe ao engenheiro projetista definir se serão utilizados dutos corrugados ou tubos lisos de PEAD na obra. Contudo, existem aplicações específicas para cada tipo de tubo:
Dutos corrugados: São aplicáveis em instalações elétricas subterrâneas e têm a vantagem de serem flexíveis e resistentes à compressão e ao impacto.
Tubos lisos: Têm diversas aplicações possíveis, dentre elas, instalação de fibra ótica para telecomunicações e instalações elétricas. Além disso, podem ser instalados sem abertura de valas, pelo método não-destrutivo (MND), caso especificado no projeto.
Em alguns casos, o especificador da obra pode utilizar os dois tipos de tubo ao mesmo tempo, na qual, normalmente, tubos lisos passam dentro de um duto corrugado com maior diâmetro. Essa configuração é feita para proteção dos subdutos (tubos internos).