Instalação de tubos PEAD: variedade dos métodos não destrutivos

Instalação de tubos PEAD: variedade dos métodos não destrutivos

A instalação de tubulações de PEAD (polietileno de alta densidade) através do método não destrutivo (MND) dispensa a abertura de valas, diminuindo ou eliminando a necessidade de escavações em obras. Este método tem sido bastante empregado na instalação de novas tubulações e também na recuperação de instalações antigas, pois evita transtornos em tráfegos e à população.

Para saber mais sobre o método não destrutivo clique aqui.

Existem variadas técnicas para instalação de tubos PEAD através do MND e o que vai determinar qual método deverá ser utilizado é a análise do projeto, que inclui fatores como o porte da obra, finalidade, diâmetro da tubulação, o custo e o prazo.

Veja quais são os métodos não destrutivos para a instalação subterrânea de tubos PEAD:

Sliplining: Substituição por um novo tubo para a recuperação do sistema. O diâmetro máximo deve ser de 0,65 do diâmetro do tubo original e o comprimento máximo deve ser em função do diâmetro a instalar ou até 500 m.

Sliplining

Ilustração do método não destrutivo do tipo Sliplining

Close fit: Revestimento por inserção apertada para recuperação dos dutos. O diâmetro máximo deve ser até 1.600 mm e o comprimento máximo deve ser acima de 1.000 m.

Close fit

Imagem do método não destrutivo do tipo Close fit

Pipe Burstin: Substituição por arrebentamento para recuperação e ampliação do sistema. Diâmetro máximo deve ser até 1.200 mm e o comprimento máximo deve ser 300 m.

Pipe Burstin

Ilustração do método não destrutivo do tipo Pipe Burstin

Pipe Ramming: Perfuração por percussão e cravação (unidirecional) para implantação de dutos. Diâmetro máximo deve ser até 200 mm e o comprimento é feito através de perfurações curtas (cruzamentos).

Pipe Ramming

Ilustração do método não destrutivo do tipo Pipe Ramming

Pipe Jacking: Cravação de tubos ou micro túneis para implantação de dutos de grande diâmetro e pequenos túneis.

Pipe Jacking

Ilustração do método não destrutivo do tipo Pipe Jacking

Horizontal Directional Drilling: Perfuração dirigida (HDD) para implantação de dutos. O diâmetro máximo deve ser até 1.200 mm e o comprimento máximo deve ser 2.000 m.

Directional Driling

Ilustração do método não destrutivo do tipo Horizontal Directional Driling

Para saber mais sobre o método HDD clique aqui.

O método mais utilizado na instalação subterrânea de tubos PEAD nas grandes cidades, distribuição de água e gás ou implantação de cabos elétricos e de telecomunicações é o furo rígido ou direcional, também conhecido como HDD (Horizontal Directional Driling). Este tipo de aplicação pode ser substituído pelo método Ramming no caso de obras de pequeno porte.

Fonte: Carlos Alberto R. Junior, Msc – Perfuração Dirigida


Conheça a linha Pevetubo fabricada pela Peveduto. Esta linha de produtos é indicada para instalação através do MND e atende aos mercados de telecomunicação, mineração, saneamento e irrigação.

Clique aqui para acessar cinco vantagens sobre a aplicação do método não destrutivo.