O que significa o ensaio de OIT, previsto na norma NBR 15715? E qual a importância desse ensaio?
O ensaio de OIT (tempo de indução oxidativa) é realizado no laboratório da Peveduto, de acordo com a norma NBR 15715. Ele simula a oxidação que o PEAD sofre sob a influência de intempéries.
A norma NBR 15715 define que dutos oxidados, durante o ensaio de OIT, com menos de 20 minutos sofrerão oxidação precoce, uma vez instalados na obra.
Dependendo do tipo de instalação, é preciso que o ensaio de OIT não seja, de forma alguma, negligenciado.
De modo geral, a oxidação precoce do PEAD no ensaio de OIT acusa que a matéria prima utilizada é de baixa qualidade e que o duto com ela produzido não terá a performance exigida na norma NBR 15715.
Atenção: se o projeto de engenharia exigir alta demanda de segurança, o duto a ser aplicado é o Peveduto HD (Heavy duty), que resiste ao ensaio de OIT e não sofre oxidação com menos de 20 minutos.
A Peveduto está preparada para fornecer laudos que atestam que os dutos Peveduto HD são aprovados nos testes de OIT. Esse diferencial é importante e distingue a Peveduto de outras empresas do mercado, que não possuem a máquina de ensaios, ou que utilizam materiais reciclados em larga escala na composição dos dutos.
Em 2014, a Peveduto importou da Alemanha uma máquina de ensaio para realização de testes de oxidação induzida. Graças a essa importante aquisição, o laboratório da Peveduto está agora equipado com todos os equipamentos necessários para controlar, completamente, a qualidade de seus produtos.