Por que a instalação de dutos corrugados anelares é muito mais fácil que a de dutos corrugados helicoidais?

Por que a instalação de dutos corrugados anelares é muito mais fácil que a de dutos corrugados helicoidais?

Há dois tipos de duto corrugado: dutos anelares e dutos helicoidais. Essa diferença é importante, porque influencia na rapidez e na qualidade da instalação do duto. Por exemplo, conectar lances de dutos anelares é muito mais fácil, rápido e eficaz que conectar lances de dutos helicoidais.

A conexão dos dutos é muito importante. Os cabos elétricos instalados no interior dos dutos Peveduto devem ser protegidos contra a invasão de líquidos e de todas as substâncias que possam danificá-los. A conexão deve, então, assegurar não apenas a ligação dos lances dos dutos, mas, também, a completa estanqueidade do conjunto duto-cabo. Além disso, é muito importante que a conexão seja feita rapidamente, com baixo custo e de forma segura.

Como é feita a emenda de dutos anelares?

A emenda dos dutos corrugados anelares é feita com uma luva de conexão, acompanhada por dois anéis de vedação. Os anéis de vedação devem ser colocados entre a segunda ou terceira corrugação do duto Peveduto, e a luva de conexão deve ser encaixada sobre os anéis. Para isso, é suficiente uma leve pressão no sentido do comprimento do lance de duto. Acoplar, no segundo lance de duto, a luva já instalada no primeiro lance é muito fácil: basta, novamente, uma leve pressão, e a instalação está concluída. Esse processo dura cerca de um minuto e assegura a completa estanqueidade do conjunto. A norma que rege a estanqueidade de dutos corrugados é a NBR 15715. Os dutos Peveduto atendem os requisitos de estanqueidade dessa norma.

Como é feita a emenda de dutos helicoidais?

A emenda dos dutos corrugados helicoidais é mais difícil. Primeiro, a conexão deve ser rosqueada no primeiro lance de vinte e cinco ou de cinquenta metros de duto; depois, o lance seguinte de duto deve ser, também, rosqueado na conexão já instalada no lance anterior. A dificuldade consiste em rosquear um lance de vinte e cinco ou de cinquenta metros de duto, para acoplá-lo na conexão: são necessárias, pelo menos, 3 pessoas treinadas para realizar essa operação, que, apesar de todo esse esforço e de todo esse custo, não assegura 100% de estanqueidade, pois a instalação é artesanal e requer a aplicação de uma massa chamada mastique sobre a conexão rosqueada. Após a massa estar parcialmente seca, o local é selado com papel filme, que se sobrepõe à emenda.

Os dutos anelares da linha Peveduto e a luva de conexão que a Peveduto fabrica oferecem uma solução rápida, eficaz e de baixíssimo custo para a realização da emenda na instalação desses produtos na obra. Enquanto a emenda de dutos anelares demora um minuto e requer apenas uma pessoa, o processo de emenda dos dutos helicoidais demora aproximadamente quinze minutos e demanda pelo menos três operários treinados.

Anelares e Helicoidais