Quais são os métodos de união de tubos PEAD?
O processo de união de tubos poliolefínicos pode ser realizado através dos métodos:
Soldagem por termofusão: Para realizar este tipo de soldagem é necessário submeter os tubos a uma determinada temperatura durante certo tempo, preparando os materiais para a fusão. Em seguida, unir as superfícies “derretidas” sob alguma pressão para que suas massas se misturem e depois descansem para resfriar e finalizar o processo;
Soldagem por eletrofusão: Para efetuar a soldagem por eletrofusão é preciso, também, aquecer os materiais, mas neste caso, este processo é feito através de uma corrente elétrica;
Soldagem por aporte: Este tipo de soldagem é indicado para tubos de baixa ou nenhuma pressão, como drenos ou tubos para esgoto. Não é utilizado em tubos de pressão.
Para saber mais sobre métodos de soldagem de tubos PEAD clique aqui.
O termoplástico é indicado para a realização de soldagens porque pode ser submetido a altas temperaturas, pressão, resfriamento, moldagem e, se necessário, remoldagem, sem perder o desempenho do material.
Pode-se dizer que, pela sua facilidade de processamento, o tipo de soldagem mais comum para tubos de PEAD é a termofusão. Este tipo de solda pode ser realizado através de diversos métodos, dentre os mais utilizados: solda de topo (butt fusion), solda de encaixe (socket fusion) e solda de sela (saddle fusion).
Acesse também: Soldagem: Conheça os métodos para soldar dutos e tubos de PEAD.
Fonte: Manual de Tubulações de Polietileno e Polipropileno – José R. B. Danieletto
A linha de produtos Pevetubo é composta por tubos de parede lisa que atendem aos mercados de saneamento, mineração, telecomunicação e etc. Todos os produtos desta linha são produzidos de acordo com as normas mais rigorosas do mercado nacional e internacional e são apropriados para soldagem por termo ou eletrofusão. Conheça mais sobre esses produtos clicando aqui.