Qual a importância do peso molecular na utilização do polietileno?

Qual a importância do peso molecular na utilização do polietileno?

Os termos unimodal e bimodal correspondem à distribuição de peso molecular que um polímero apresenta. Portanto, chamamos de polietileno unimodal aquele que apresenta uma única distribuição de peso molecular e bimodal aquele que apresenta duas concentrações de peso molecular.

Em um determinado momento da história do polietileno surgiram dificuldades para melhorar suas propriedades. Isso aconteceu porque se seu peso molecular fosse aumentado, também aumentava a dificuldade de processamento e, desta forma, a densidade diminuía junto com a resistência à tração. Por esse motivo, foi inventado o polietileno bimodal.

Caso seja necessário que o produto apresente melhor processamento, impacto, resistência à ruptura decorrente da formação de fissuras por tensões (stress cracking) e melhor soldabilidade é desejável que a distribuição de seu peso molecular seja mais larga, como na extrusão de tubos, onde há a necessidade de maior resistência. O polietileno bimodal é indicado para esses casos, pois é utilizado em materiais que necessitam maior rigidez e dureza, melhor resistência a fissuras por tensão sob ação ambiental e ao impacto.

O polietileno bimodal é mais atraente comercialmente em comparação ao unimodal. Isso ocorre porque o PE bimodal parte da polimerização de duas fases acarretando propriedades gerais de grande resistência, e para sua produção utiliza-se quantidade menor de material que o unimodal precisaria.

Os diferentes tipos de polietileno unimodal e bimodal podem ser utilizados para filme tubular, moldagem por sopro, por injeção ou outros processos de extrusão.

Fontes: Escavador.com; Resinex.com – Distribuição de Plásticos e elastômeros; Manual de Tubulações de Polietileno e Polipropileno – José R. B. Danieletto; Artigo do Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais – Desenvolvimento e Avaliação de Formulações de Polietileno para Aplicação em Equipamentos Utilizados em Redes de Distribuição de Energia Elétrica em Regiões de Elevada Agressividade Ambiental