Sistema de irrigação: Conheça os tipos para sua obra
Um sistema de irrigação existe para fornecer às plantações a quantidade adequada de água, de forma que também contribua para o aumento da produtividade das agriculturas, ajudando em processos como adubação, controle de pragas, entre outras.
A aplicação de um sistema de irrigação proporciona aos agricultores aumento de produtividade, melhoria na qualidade do produto colhido ampliação do período de produção, aumento do índice de exploração agrícola e resistência vegetal, possibilitando a fertirrigação.
Existem alguns tipos de sistemas de irrigação, a diferença entre eles é a forma como a água é conduzida e aplicada à plantação:
- Infiltração;
- Submersão ou inundação;
- Aspersão ou chuva artificial;
- Gotejamento.
Geralmente, são mais utilizados os métodos de irrigação por inundação, aspersão ou gotejamento.
A escolha do sistema de irrigação é de extrema importância e deve ser avaliada com base na viabilidade técnica, econômica e social, levando em consideração as necessidades da plantação, a quantidade de água disponível ou a preferência do produtor.
Os fatores a seguir irão auxiliar o produtor na escolha do sistema de irrigação que atenda sua necessidade:
– Solo (tipo e uniformidade);
– Água (quantidade e qualidade);
– Clima;
– Cultura;
– Manejo da irrigação.
Recomenda-se que um sistema de irrigação seja aplicado quando o solo apresenta uma deficiência de água que possa prejudicar as atividades fisiológicas da planta, afetando assim, o desenvolvimento e a produtividade do campo.
O Pevetubo IR é o tubo ideal para a realização do processo de irrigação. Este tubo é fabricado com polietileno de média densidade com referência à norma DIN 8074. O Pevetubo IR pode ser produzido em diâmetros até 160mm, em bobinas de 50 e 100 m ou em carreteis autopropelidos com metragem específica.