Dutos corrugados de PEAD: O que você deve saber para acertar na compra?

Dutos corrugados de PEAD: O que você deve saber para acertar na compra?

Na hora de comprar materiais para empregar em obras, muitos compradores têm dúvidas sobre qual o tipo de tubulação deverá ser utilizado, bem como qual deverá ser a matéria prima de sua fabricação. Para o mercado da construção civil, sabemos que existem diversos tipos de tubos que podem ser aplicados de inúmeras formas, de acordo com o planejamento da obra. Por esse motivo é importante compreender, em primeiro lugar, qual a finalidade da aplicação para analisar qual tipo de tubulação irá atender a necessidade do projeto.

De maneira geral, cabe ao engenheiro projetista definir se serão utilizados dutos corrugados, tubos corrugados ou tubos lisos na obra. Para facilitar a compreensão sobre o tipo de tubulação a ser utilizado no projeto, a Peveduto elaborou uma breve explicação com base nas aplicações que esses produtos podem receber:

• Dutos corrugados: São aplicáveis em instalações elétricas subterrâneas e têm a vantagem de serem flexíveis e resistentes à compressão e ao impacto.

• Tubos drenos: São perfurados e utilizados para drenagem de solos.

• Tubos lisos: Têm capacidade para diversas aplicações. Podem ser utilizados para condução de água sob pressão, de esgoto, instalação de fibra ótica para telecomunicações, transporte de minérios, fertirrigação e, também, instalações elétricas. Além disso, podem ser instalados sem abertura de valas, pelo método não-destrutivo (MND), caso especificado no projeto.

Outra questão bastante pertinente em relação às informações técnicas dos tubos é se há necessidade de atendimento de normas. Em alguns projetos, que contam com alta demanda de segurança, é necessário que os tubos atendam a normas específicas para garantir seu desempenho na obra. Esta dúvida pode ser esclarecida a partir do tipo de aplicação que esses produtos podem receber, no caso dos dutos corrugados fabricados pela Peveduto, podem ser citados dois tipos, na qual um é regido por uma norma nacional e o outro por uma europeia.

ENTENDA A DIFERENÇA:

O Peveduto HD é produzido com referência à norma NBR 15715, e o Peveduto EN é fabricado com referência à norma BS EN 61386-24:2010. O Peveduto HD segue uma norma nacional e, por isso, é o produto homologado em grande parte das concessionárias de energia do país. O Peveduto EN segue uma norma europeia, mais flexível que a NBR 15715, e, por isso, deve ser aplicado em casos específicos, definidos no projeto da obra.  Caso o Peveduto EN venha a ser aplicado em locais com alta demanda de segurança, é recomendável o envelopamento de concreto. O Peveduto HD, por sua vez, dispensa esse artifício. Por fim, no Peveduto HD são gravados dizeres especificados em norma para garantia da rastreabilidade do produto. O Peveduto EN não possui gravação alguma.

Para mais esclarecimentos a respeito de aplicações de tubulação ou produtos fabricados pela Peveduto, acesse nossa página perguntas e respostas.