Energia Renovável: O que é? Como acontece? Como é feita a aplicação dos dutos neste processo?
Podemos dizer que energia renovável é aquela que pode ser reutilizada ao longo do tempo, pois sua fonte provém de recursos naturais e não se esgota. São exemplos importantes a energia eólica e a energia fotovoltaica. A primeira reaproveita a energia dos ventos; a segunda reaproveita a energia solar.
Os dutos corrugados Peveduto HD e Peveduto EN são amplamente utilizados tanto na infraestrutura de usinas de energia eólica quanto na de usinas de energia fotovoltaica.
Energia Eólica
Os parques eólicos são formados por aerogeradores: torres altíssimas em cujo topo são instaladas pás que giram com o impacto do vento. Por meio do movimento das pás, a energia eólica pode ser captada e transformada em energia elétrica. Essa energia é conduzida por cabos elétricos do topo à base da torre.
Na base da torre, são instalados cabos de média tensão. Esses cabos podem ser instalados em redes aéreas, em redes enterradas, diretamente, no solo, ou em redes subterrâneas formadas por dutos corrugados Peveduto.
Após a instalação dos cabos, é preciso ligá-los à subestação. A ligação dos cabos neste processo pode ser feita por dutos subterrâneos ou pelos cabos desprotegidos e enterrados diretamente no solo. Importante salientar que os dutos corrugados confere proteção mecânica relevante para o sistema; além disso, os cabos ficam protegidos contra a ação da água e de roedores. Na subestação, tubos drenos corrugados Pevedreno devem ser instalados para realização da terraplanagem e do sistema de aterramento.
A Peveduto é pioneira na aplicação de dutos corrugados em parques eólicos. A partir do projeto piloto, que foi um sucesso, a Peveduto realizou outros projetos importantes no parque eólico em Água Doce – SC e demais estados do país, sempre atendendo empresas de renome no mercado eólico como Cortez Engenharia, Dois A Engenharia, Mercurius Engenharia, Lomacon, entre outras. Esse pioneirismo da Peveduto junto ao mercado de energia eólica também pode ser constatado no fato de que a Peveduto é a única fabricante de dutos corrugados a ser associada à ABEEólica, que é a maior associação de redes eólicas do Brasil.
Energia Fotovoltaica
Os parques de geração de energia fotovoltaica, ou solar, são formados por placas fotovoltaicas que captam a energia dos raios solares. Essas placas são interligadas por cabos elétricos de baixa tensão, que conduzem a energia elétrica, primeiro, até a cabine que transforma corrente contínua em alternada e, depois, até a subestação.
A condução da energia elétrica até a subestação é feita por cabos instalados subterraneamente, no interior de dutos corrugados Peveduto. A importância dos dutos corrugados é muito grande, pois, protegendo os cabos, asseguram o perfeito funcionamento do sistema de condução e de transformação da energia solar em elétrica.
Os dutos corrugados da linha Peveduto, são fortemente recomendados para este tipo de aplicação. Fabricado com polietileno de alta densidade, os dutos podem ser aplicados tanto em redes subterrâneas de infraestrutura elétrica com alta demanda de segurança quanto em instalações elétricas que não dispensam envelopamento de concreto. Produzido de acordo com as normas mais rigorosas do mercado nacional e internacional, é super resistente à compressão e aos impactos externos.